Muito lutamos para termos a nossa identidade profissional e para sermos reconhecidos como profissionais de saúde.
Cedo exigimos deveres para termos acesso aos nossos direitos.
Cumprimos todos os desígnios da lei.
E o que assistimos? A um completo desrespeito pela lei e um ataque vergonhoso à identidade e dignidades destas profissões e seus profissionais.
O exercício da Acupuntura e da Medicina Tradicional Chinesa obriga à detenção de cédula profissional emitida pela ACSS como garantia do cumprido dos requisitos vigentes na lei.
A SPMC sempre tentou a via do diálogo, com inúmeras chamadas de atenção e tentativas de entendimento como puderam testemunhar. Contudo o desprezo e desrespeito pela nossa mensagem foi geral. A inércia e passividade a que assistimos no seio da nossa profissão é assustador.
Assumindo que cada profissional tem o dever de defender aquela que é a sua profissão e o superior interesse publico, deve cada um na sua área de atuação detetar os usurpadores e situações que configurem ilegalidade, reunir provas e submeter a informação para a SPMC para que a mesma a faça chegar ás instâncias próprias garantindo desta forma o anonimato de quem denuncia.
É urgente e obrigatório por termo a esta situação ou tudo isto culminará no extermínio das nossas profissões.
Pelos motivos expostos a SMPC diz basta e irá recorrer às instâncias legais pela defesa e dignificação da profissão de Acupuntor e Especialista em Medicina Tradicional Chinesa, tendo sido este o motivo da sua criação e principal razão da sua existência.
Para isso precisamos de unir esforços. Aguardamos que os interessados demonstrem a sua vontade em colaborar nas ações que se venham a desenvolver.
A primeira acção no âmbito do combate a usurpação de funções passa por uma recolha alargada no território nacional de oferta de serviços prestada por profissionais que não possuem cédula profissional, que depois de coligida pela SPMC será enviada após um tempo entre 2 a 3 semanas para as entidades competentes, nomeadamente a IGAS, ERS, ACSS e DGS.Não fique parado à espera… Precisamos de todos, do trabalho e empenho de todos… Já vamos tarde mas temos de ir…
Desta nossa preocupação será igualmente dada conta às entidades governativas, e à comunicação social.
A Colaboração que vos é pedida é a de nos enviarem tão completa quanto possível (Nome/Firma, Localidade, se possível documentando com fotografias dos locais ou endereços de sites ou páginas de Facebook, para o email: [email protected]
Posteriormente e contando que esta intervenção tenha uma adesão maciça dos profissionais, associados da SPMC ou não, iniciaremos um processo de acção judicial.
Mostra a tua vontade em colaborar, se é membro da SPMC já recebeu no seu e-mail estas informações
Contamos Contigo, Contamos Com Todos,